
Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. (Atos 11:24)
Aqui a Bíblia relata a respeito de Barnabé; mas devemos prestar bem atenção que se realça que ele era um homem bom; e sabemos que uma pessoa boa é aquela que se desvia do mal, não guarda magoas, rancores, que se presta a ajudar e socorrer o seu próximo, ou seja, o oposto de uma pessoa ruim. Também sabemos que ele era cheio do Espírito Santo de Deus, e um dos motivos que ele era cheio é exatamente por ser uma pessoa boa, já que o Espírito da Verdade não habita nos corações de pessoas ruins; e o importante ele era cheio de fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus, e pela sua fé Deus agia e fazia maravilhas, quando temos fé, temos o Espírito Santo todos querem ficar perto de nós. “E partiu Barnabé parra Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, conduziu para Antioquia.” (Atos 11:25) Veja que este homem bondoso e cheio do Espírito Santo, rompendo em fé, se dirige a cidade do ex-perseguidor Saulo; Quando nos entregamos de corpo e alma ao Senhor, quando vivemos segundo os seus preceitos, e vivemos por fé e não por vista, quando praticamos amor, bondade, misericórdias, recebemos missões do Pai para fazermos.
“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados de Cristãos.”(Atos 11:26) Entre outras coisa aqui temos um momento histórico, pois foi a primeira vez que os discípulos, os seguidores de Jesus foram chamados de Cristãos, ou seja, parecidos com Cristo; e isto porque praticavam as mesmas obras que Cristo, ficaram um ano na cidade pregando, ensinando a verdade única, curando, operando maravilhas; e levando o Evangelho, veja que fala que ensinaram muita gente. “Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.” (Atos 11:27) Foram mais homens de Deus reunir-se com aqueles para ajudarem na pregação do Evangelho, pois a obra crescia, o números de Cristãos aumentava cada vez mais, todos os que os ouviam queriam ser parecidos com Jesus, queriam receber o poder, queriam estar próximos daqueles homens ungidos e consagrados. Quando conhecemos o que é bom, é belo, queremos estar próximos, queremos nos identificar, queremos ser iguais, isto é natural de todo ser humano; portanto devemos apresentar a Jesus com as nossas atitudes, palavras e obras, pela nossa fé e fundamentalmente pela presença do Espírito Santo em nossas vidas.
“E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender; pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo mundo, e isso aconteceu no tempo de Claudio Cesar.” (Atos 11:28)Quando estamos na presença do Senhor, somos sensíveis a voz do Espírito Santo, e, portanto praticamos a misericórdia, o amor; percebemos que é o nosso dever ajudar socorrer aos nossos irmãos quando necessitam, pois não é favor; é determinação do Senhor. “E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.”(Atos 11:29) E não medimos esforços em socorrer a quem necessita, isto porque sabemos que todos são filhos do mesmo Pai, todos nós somos irmãos, e somos partes do mesmo corpo, e tudo o que temos, possuímos na verdade não nos pertencem, somos somente guardiões para aplicar de melhor forma possível e que um dia iremos prestar contas ao Pai de como aplicamos os talentos que nos deu. “O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.(Atos 11:30) Ser Cristão e viver como Cristo, é ser parecido com Ele e não só falar, e não só por freqüentar uma igreja, ou orar e cantar louvores.
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário