
E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer. (Lucas 18:1)
Jesus contou uma parábola, uma historia, para mostrar o DEVER, ou seja, a obrigação de orar sempre e nunca desistir; ou seja, nunca alegar falta de tempo, cansaço, desânimo ou qualquer outra coisa. Simplesmente devemos orar sem cessar em todo o tempo, orarmos em espírito, com os lábios, clamar, rogar, agradecer sempre. Devemos orar por nós mesmos, pelos nossos parentes e amigos, pela cidade onde vivemos, pelo estado, pelos inimigos, pelo país, pelos governantes, devemos orar pelos nossos projetos, sonhos, o que desejamos devemos apresentar ao Senhor em oração. “Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava homem algum.”(Lucas 18:2) Jesus usa a figura de uma pessoa que não temia a nada e nem mesmo a Deus; igual a vários tipos de pessoas que encontramos diariamente pela ruas, pois quem teme a Deus faz a sua vontade. Aqui Jesus vai nos mostrar o poder da persistência, mas principalmente a fé; o Senhor vai nos ensinar aqui a nunca desistirmos de orar, por não serem atendidos imediatamente os nossos pedidos, as nossas orações.
“Havia também naquela mesma cidade uma certa viúva e ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.”(Lucas 18:3) Jesus cita esta senhora viúva, que poderia ser qualquer um de nós que vamos fazer um pedido ao Senhor; temos vários adversários, as enfermidades, vícios, misérias, desemprego, separações, adultério, solidão, dívidas e etc.etc.etc. E se formos em oração ao Senhor e pedirmos a Ele que tire este mal das nossas vidas, que mude a nossa sorte, que transforme o deserto que estamos atravessando em mananciais, pois entendemos que merecemos, ou que precisamos, vamos pedir a sua caridade, a sua graça, o seu favor. “E, por algum tempo, não quis; mas, depois, disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte e me importune muito.”(Lucas 18:4-5) Se nesta parábola, nesta historia o juiz foi vencido pelo cansaço; portanto se conseguimos vencer homens pelo cansaço, pela nossa insistência; será que o nosso Pai celestial não vai atender os nossos pedidos se persistirmos?
“E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?” (Lucas 18:6-7) Jesus esta dizendo que Deus vai atender as nossas orações, os nossos pedidos se estiverem de acordo com a palavra e se persistirmos, se não desanimarmos, mesmo que demore, mesmo que não vemos resultado, e parece que não tenha mais jeito, não podemos parar temos que continuar a orar, a clamar, pois pode demorar, mas seremos atendidos se tivermos fé para sabermos que a nossa benção chegará. “Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?” (Lucas 18:8)Será que temos fé para continuar perseverando em orações, dias, meses anos? Será que acreditamos no Senhor? Ou como não somos atendidos, desistimos de orar, de clamar, desistimos das nossas bênçãos por preguiça e falta de fé? Jesus disse que é o nosso dever, que é mandamento não desistirmos de orar sem cessar que no devido tempo seremos atendidos; mas Ele nos pergunta será que achará fé em nós?
Leiam e pratique a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário